No período em que a internet ainda estava no seu início de funcionamento, isso é, numa época onde os buscadores operavam diante de um mercado novo e ainda inexplorado, não havia dificuldades para que empresas, marcas e lojas aparecessem nas primeiras posições dos resultados de busca online, portanto, aqueles que trabalhavam estratégias mais específicas e planejadas para aumentar a exposição online, geralmente contemplavam êxito.

Contudo, devido ao crescimento dos mercados, o acirramento da concorrência e a natural evolução dos algoritmos dos buscadores, que delimitavam a sistemática sobre as primeiras exposições de visualização, esse trabalho que outrora era mais fácil de se realizar foi se tornando mais complexo, e dessa forma, uma nova ciência surgiu dentro do Marketing Digital – o SEO.

SEO (Search Engine Optimization), que significa “Otimização para os motores de busca”, são um conjunto de estratégias e ações que almejam aumentar a exposição de um determinando site nos buscadores da web.

O Google, por ser o maior e mais popular site de busca da Internet na atualidade, possui, conforme informação do próprio buscador, uma combinação superior a 200 fatores que definem os critérios de posicionamento de um website nas primeiras páginas de resultados do buscador. Assim sendo, o profissional de SEO é o responsável por fazer com que um site esteja adequado de forma plena aos critérios determinados pelo Google.

Diariamente, são feitas mais de 100 bilhões de buscas pelo site do Google, portanto, um site bem posicionado dentro das palavras-chave almejadas, certamente trará sólidos resultados que diferencia um site bem acessado, tendo usuários utilizando-o e em busca de negócios, compras e um site sem popularidade, desconhecido, e sem acessos.

Essas são algumas das razões pelas quais o processo de utilização de estratégias para SEO vem sendo muito demandadas por grande parte das empresas que desejam um ótima performance no trabalho de Marketing Digital.

As atividades pautadas no SEO são segmentadas de duas maneiras – a on page e a off page. A on page são as soluções digitais onde o profissional trabalha o processo denominado “otimizações on page”, enquanto o off Page se aplica a toda atividade operada fora do âmbito do website, sendo geralmente aplicações de “link building”.

Fatores On Page

Qualidade de conteúdo
Quanto mais distinto, original e completo for o conteúdo, melhores as chances de aparecer nas primeiras posições nas buscas.

Tamanho do conteúdo
É crucial que o conteúdo seja oferecido em um dimensão que atenda aos anseios dos usuários, tal como esclareça da melhor forma possível as dúvidas e também entregue as expectativas de demanda ao que se pretende no site.

Título interno
É o título que o visitante visualiza dentro do blog, no momento em que tiver acessando o conteúdo. Deve ser destacado para se diferenciar dos demais. Deve despertar a atenção e curiosidade do usuário; apresenta vantagens na leitura; não possui limite de caracteres; necessita dispor de palavra-chave.

Título do SEO
Tem o objetivo de conduzir o usuário até o conteúdo principal; deve ter em torno de 55 caracteres e um título mais objetivo; palavra-chave à esquerda.

URLs amigáveis
É importante ter um URL de fácil clique e compreensão, pois uma URL amigável deve ser curta e evitar o uso de números.

As melhores praticam contemplam – conter palavra-chave, ser curta e fácil de compreender, conter hífens para separar as palavras e ser associada ao título do conteúdo.

Heading Tags
São muito importantes para encontrar as prioridades nos conteúdos do blog. Expõe no Google as informações mais relevantes; facilita a análise dos rastreadores e otimiza a leitura do conteúdo.

Uso de palavra-chave
É importante saber fazer uma boa utilização das palavras-chave dentro do conteúdo e que apareça no início do conteúdo, de modo que os robôs do Google visualizem o tema abordado no site; é baseada na análise da semântica, qualidade do conteúdo e foco na intenção do leitor.

Tempo de permanência na página
Trata-se de um dos mais importantes critérios de posicionamento no Google, pois transmite a noção de boa qualidade. O tempo que o usuário se mantém no site, é um índice a comprovar que o conteúdo ali presente, atende plenamente as necessidades do visitante.

Otimização de imagens
É necessário fazer uma breve descrição textual sobre a imagem exposta, a fim de obter melhor exposição.

Dimensão da imagem
Imagens mais pesadas podem prejudicar a experiência de usabilidade e a abertura do site, um fator relevante ao Google.

Linkagem interna
Os links internos são essenciais ao Google, pois os robôs de busca interpretam a experiência do usuário no blog e os apontamentos de conteúdo a que o visitante será direcionado.

Design Responsivo
O Google enfatiza sites adaptados aos diferentes dispositivos móveis, e a página deve ser bem arquitetada para os aparelhos móveis.

Tempo de carregamento
O tempo de carregamento da página também compõe um dos critérios para o bom posicionamento na busca e sites que demandam mais tempo para carregar tendem a provocar uma evasão de visitas.

Botões de compartilhamento
São muito úteis e estratégicos para otimizar a página do site/blog, sempre priorizando a experiência do usuário.

Fatores Off Page

Link Building
São as indicações que linkam para o seu site/blog. É muito poderoso e bem referenciado pelo Google, porque indica um bom conteúdo aos visitantes e quanto mais indicações receber, melhor e maior a relevância nos rankeamentos.

A quantidade e conteúdo postadas também favorece a autoridade do blog, através da aplicação do Link Building.

Localidade
As buscas atualmente tendem a ser mais localizadas, portanto, o Google sempre expõe resultados acessíveis com base na sua localização, almejando auferir mais praticidade na busca pelo que deseja.

Social
Engajamento e atos onde usuários fazem menções nas redes sociais também alteram o posicionamento, pois quando as pessoas se engajam com o seu conteúdo, o Google entende que isso os agrada, e assim, melhorará a posição do site.

O SEO é uma solução de Marketing Digital que proporciona a milhares de empresas a real oportunidade de concretizar a ambição de alcançar as primeiras posições dos buscadores, como o Google, afinal, cliques gratuitos e um crescimento sistemático de visitantes no site da empresa é garantia de mais lucratividade.

Benefícios de uma estratégia de SEO

  • Permite alcançar bons rankings orgânicos
  • Gera maior tráfego de visita
  • Conquista uma excelente posição e visibilidade nos buscadores
  • Se torna referência no assunto/tema pesquisado
  • Aumenta os lucros
  • Promove o crescimento do negócio
  • Ganhar visibilidade no mundo digital
  • Gera novos leads e clientes

O SEO é uma estratégia imprescindível para que uma empresa contemple mais destaque e exposição na web.

A concorrência no mercado é cada vez mais feroz e a disputa pelas primeiras posições no Google é muito acirrada, com as empresas vivenciando a plena força da transformação digital.

Mas tão importante quanto aparecer com destaque para potenciais visitantes, é desenvolver um conteúdo de qualidade, e um site bem apresentável, completo, responsivo e que vise melhorar a experiência do usuário e assim se revelar uma ótima oferta na visão dos buscadores da web.
Esses conjunto de técnicas, estratégias e atributos são chamadas de SEO.

Links Patrocinados

Os Links Patrocinados são meios de se veicular anúncios na internet mediante a dedicação de espaços publicitários nos resultados de uma busca ou nos sites de rede de conteúdo que usualmente são pagos por cliques (no sistema denominado PPC – Pay Per Click). Para figurar nos resultados, o anúncio deve, fundamentalmente expor relevância dentro do conjunto de palavras-chave utilizada na busca ou no contexto selecionado na segmentação.

O maior benefício dos links patrocinados é o fato de que se pode aproveitar das demandas verificadas na busca orgânica (natural), e assim direcionar o link patrocinado para visualização dos usuários que procuram produtos/serviços correlacionados ao objetivo de exposição da empresa em questão.

Por ser uma estratégia de atrair potenciais clientes qualificados para acessar o site da empresa, trabalhar com esse sistema de anúncio requer conhecimentos para manusear as ferramentas de gestão dos anúncios, tal como destinar um valor de investimento para compor o orçamento durante o período da campanha dos anúncios.