A internet está cada vez mais imersa no cotidiano da vida das pessoas, de uma tal forma que é praticamente impossível viver sem internet.
Seja para realizar atividades diárias, como pedir uma refeição por aplicativo, encontrar o telefone de uma empresa ou simplesmente conversar com um amigo no exterior, desde tarefas mais complexas, como criar tecnologia de um programa para projetos ou realizar coleta de dados, a internet é um sistema onipresente no mundo.

E uma vez que esse fenômeno da internet transforma profundamente a forma de pensar, trabalhar e viver na sociedade, consequentemente o processo de compra também passou por grandes mudanças. Foi se o tempo onde as pessoas buscavam produtos e serviços unicamente nas lojas físicas e através de comerciais na TV ou rádio. Atualmente é muito comum que procuremos os itens desejados de compra por websites, aplicativos e sites de busca, seja para encontrar o melhor preço (ao saber o que se deseja), para coletar informações específicas sobre determinado produto/serviço (quando ainda buscamos as possibilidades de compra), ou ainda saber mais sobre uma necessidade latente de consumo (quando ainda desconhecemos a melhor solução para o problema).

Para todo esse conjunto de fatores, métricas e possibilidades, denominamos Marketing Digital.

O que é o Marketing Digital

Marketing digital é um conjunto planejado e integrado de informações e ações estratégicas de comunicação as quais as empresas podem fazer através da internet, das mídias sociais, soluções móveis e outros meios digitais, objetivando divulgar, promover e comercializar os respectivos produtos e serviços para o mercado.

O termo foi cunhado nos anos 90, e impactou enormemente a forma em como as empresas aplicam a tecnologia para promover e dinamizar os seus respectivos negócios. E conforme um número crescente de pessoas vem adotando sistematicamente os dispositivos digitais para realizar processos de compra e pesquisar sobre os produtos, o Marketing Digital se tornou mais popular.

Tempos atrás, grande parte das informações sobre as ofertas de produtos e serviços se mantinha retida sob posse das empresas que traziam essas ofertas ao mercado. Então, o consumidor tinha de ir até o vendedor para obter simples informações que hoje são plenamente acessíveis pela internet.

Assim sendo, o Marketing Digital municia o consumidor com um papel mais ativo nessa dinâmica. Em muitas vezes (em torno de 60%), a atividade de fechamento da compra é concluída antes do comprador falar com o vendedor.

Portanto, o Marketing Digital seguramente representa uma gigantesca oportunidade para as empresas celebrarem novos canais promocionais, novos sistemas de relacionamento com os clientes e um poderoso ativo para que as próprias possam reforçar o nome da marca e aumentar as oportunidades de negócios.

Por dispor de variados canais de divulgação, como Marketing de Conteúdo, Email Marketing, Redes Sociais, entre outras, o alcance e a influência nas escolha de aquisição de produtos pelos compradores aumenta consideravelmente.

Estatísticas que comprovam o potencial de crescimento

  • Em torno de três milhões de anunciantes usam o Facebook para atingir os consumidores (Fonte: AdWeek)
  • 93% dos processos de decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais (Fonte: Ironpaper)
  • 87% dos usuários de internet possuem Smartphone (Fonte: Global Web Índex)
  • O orçamento das mídias digitais tende a duplicar pelos 5 anos seguintes (Fonte: WebDAM.com)
  • As empresas B2B (Business to Business) que possuem blogs geram 67% mais Leads do que as empresas que não o possuem (Fonte: WebDAM.com)
  • Profissionais de marketing que priorizaram trabalhar com blog têm 13 vezes mais chances de obter ROI positivo (Fonte: Socialemedia)

Como funciona o Marketing Digital

Existem estratégias e técnicas que despontam em eficiência e trazem os melhores resultados para as empresas. São elas:

  • Marketing de Conteúdo
  • Email Marketing
  • Redes Sociais
  • Otimização de Conversão – CRO
  • Marketing de Busca – SEM

Marketing de Conteúdo

É um processo onde o conteúdo online é trabalhado para prover informação ou entretenimento a um potencial cliente. O objetivo é informar os usuários de modo que, no longo prazo, as pessoas admirem a sua marca e adotem-na como referência, tornando-se também clientes da sua empresa.

Se trata de um conteúdo que fale sobre o mercado atuante e das dificuldades e anseios das Personas – representação fictícia do seu público-alvo).

De forma geral, o Marketing de Conteúdo é o ativo que alimenta o elo entre o consumidor e a empresa dentro do Marketing Digital, pois “abastece” o potencial cliente com um vasto conjunto de informações pertinentes ao interesse de compra do usuário.

Dentre as formas de divulgação do Marketing de Conteúdo, destacam-se – Blogs, Vídeos, Podcasts, ebooks, artigos técnicos, checklists, etc. (Uma maior explanação sobre o Marketing de Conteúdo será abordada no post “Marketing de Conteúdo”).

Email Marketing

Diz respeito ao processo de envio direto de mensagem comercial, geralmente endereçado a um grupo de pessoas, por meio do email. Usualmente, o conteúdo construído no email marketing é destinado a transmitir promoções, solicitar vendas, adquirir negócios, cuja finalidade é criar lealdade, confiança ou Branding (divulgar a marca).

No que tange a forma de envio, o email marketing pode ser realizado à listas vendidas (não recomendável), listas construídas, compostas por clientes e potenciais clientes (Leads).

Então, o Email Marketing é aplicado para segmentar a transmissão de conteúdos breves e objetivos via email, almejando aprofundar o relacionamento entre a empresa e seus antigos, atuais e futuros clientes.

Trata-se de uma solução barata, rápida e eficiente, quando comparada a outros meios de promoção do produto, via Marketing Digital.

Para finalizar sobre esse canal, o Email Marketing pode ser aplicado: de forma automatizada ou transacional; emails diretos; mobile marketing.

Redes Sociais

Espaços de socialização online, as mídias sociais se tornaram uma estrutura virtual muito atraente para quem busca novos canais ao Marketing Digital.
Como principais vantagens de aplicar estratégias de Marketing Digital pelas redes sociais, estão: altíssimo número de usuários ativos no mundo todo, o que traz muitos potenciais clientes; permite uma grande promoção, direcionada a promover a marca em questão, produtos e conteúdos; traz uma imensa visibilidade para os produtos apresentados aos Personas e público-alvo;

Um claro exemplo de uso de rede social, é o mundialmente famoso Facebook. Nessa mídia, uma maneira muito produtiva de acessar e fidelizar o referido público alvo é por intermédio da criação de grupos. Criar conteúdo aos grupos traz muitos benefícios via Facebook, pois por ser gratuito e singularmente segmentado geograficamente, tende a otimizar as taxas de conversões em vendas e conquistar novos clientes.

Em um outro post, será discorrido sobre a importância de marcar presença ativa nas redes sociais para realizar um eficiente e eficaz trabalho de Marketing Digital.

Otimização de Conversão – CRO

Trata-se do trabalho destinado a elevar as taxas de conversão para um dado objetivo. Na prática, é: numa loja física de produtos, a relação de pessoas que entram na loja e o número de pessoas que compra algum item. Tal relação é interpretada como taxa de conversão, quando os clientes efetuam uma aquisição.

O CRO atua de maneira a aumentar as taxas de conversão, tendo em vista permitir que mais visitantes façam as atividades que se deseja – realizar a compra do produto/serviço.

Marketing de Busca – SEM

Essa nomenclatura surgiu após o vertiginoso crescimento das buscas online, onde as empresas passaram a procurar meios de serem vistas nas páginas dos resultados de busca: e também como eram vistas, quando, quantas vezes, e por aí vai. Desse empreendimento estratégico, surgiu o Marketing de Busca (SEM).

Logo, o Marketing de Busca objetiva trazer maior visibilidade ao site nos buscadores, conferindo ao próprio, aparecer com prioridade e qualidade para o público que busca algum item associado ao nome dessa referida empresa pela internet.

O Marketing de Busca pode ser realizado de duas maneiras: com a aplicação das soluções de SEO e através de investimentos (PPC).

O SEO inclui um amplo conjunto de técnicas, estratégias e táticas para aumentar a exposição de um site nos buscadores e com isso, auferir maior taxa de conversão aos produtos/serviços expostos. E todo o trabalho realizado em SEO leva em consideração, a evolução dos complexos algoritmos a compor as pesquisas no Google, o principal motor de busca do mundo, e o fato de que são elencados mais de 200 fatores a determinar se um website deve ou não figurar entre as primeiras posições dos resultados para determinadas palavras-chave.

Portanto, o trabalho do profissional de SEO, é tornar os sites adequados da melhor maneira aos critérios exigidos para obter a melhor posição nos resultados de busca.

Já o PPC (Pay Per Click), é uma solução paga, onde se compra espaço de publicidade dentro dos resultados de pesquisa, e assim, obtém maior relevância dentro das palavras-chave selecionadas.

O Google Adwords é a principal forma de publicidade paga no buscador.

Como planejar o Marketing Digital para a empresa

Há alguns caminhos para que se possa elaborar um planejamento bem sucedido ao Marketing Digital.

  • Criar um relatório com a situação atual
  • Elaborar um estudo do público-alvo
  • Delimitar objetivos
  • Especificar os recursos essenciais
  • Criar cronograma
  • Monitorar as ações

Benefícios do Marketing Digital em relação ao Marketing Tradicional

Diante da expansão contínua do Marketing Digital no mercado, a internet oferece algumas vantagens em comparação ao Marketing Offline. São elas:

Segmentação mais apurada
Enquanto no Marketing tradicional em vários casos é impossível obter exatidão da audiência buscada, no Marketing Digital é plenamente possível contemplar um nível de segmentação mais preciso e aprofundado dos clientes almejados.

Isso ocorre porque é mais viável monitorar atividades, gostos, preferências e trajetórias profissionais dos usuários na web. Dessa forma, a segmentação pode ser bem específica de modo a permitir a personalização das ações e campanhas de Marketing ao público-alvo.

Maior clareza e apuração na mensuração dos resultados
Através da utilização de ferramentas especialmente projetadas para esse trabalho, como o Google Analytics, a mensuração dos resultados permite analisar todos os aspectos e detalhes das campanhas e os seus respectivos resultados no Marketing Digital.

Preço
Apesar de demandar de um investimento, é muito menor do que comparado ao Marketing Tradicional, que exige custos altíssimos na TV, rádio e mídia impressa. Tanto que muitas empresas grandes já adotaram as estratégias do Marketing Digital na promoção dos produtos e serviços.

Eficiência de execução

Todo profissional e/ou empresa que deseje aplicar e implementar as soluções especializadas do Marketing Digital nos negócios, certamente terá êxito, desde que acesse a internet e dedique vontade de aprender a respeito do tema.

O advento da internet trouxe uma maior democratização da informação, proporcionando a praticamente qualquer pessoa, utilizar de variadas ferramentas online para dominar as atividades que tangem ao Marketing Digital para melhor as perspectivas do próprio negócio. Com vontade e tempo dedicado, qualquer pessoa poderá aprender!