SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). Trata-se de um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações objetivam obter melhores resultados orgânicos gerando tráfego e relevância para o site.

Na prática, trabalhar o SEO significa desenvolver técnicas e estratégias que permitirão ao seu site melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google e Bing.

O administrador ou desenvolvedor do site deve adotar princípios de SEO no processo de criação do website de maneira a aprimorar os fatores de otimização interna que contribuirão para o melhoramento da posição da página.

Uma vez que se comece uma campanha de otimização do site, ficará evidente que a conquista de melhores posições no rankeamento dos mecanismos de busca para as palavras-chave do seu negócio será proporcional à quantidade de acessos que o site vai obter, contemplando também uma maior visibilidade para a marca e um retorno em conversão de venda ao website.

Seja qual for a área de atuação de seu negócio e os objetivos delimitados, o trabalho de SEO no site possibilitará que sua marca alcance um público segmentado conforme as expectativas.

Um dos elementos mais importantes na hora de desenvolver o trabalho de SEO é compreender como funcionam as regras do Google para rankear os sites mais relevantes nas exposições de resultados. São realizados complexos cálculos matemáticos por meio de seu algoritmo que leva em conta uma infinidade de fatores. E o trabalho bem feito em SEO deve se adequar a todas as “exigências” ditadas pelos algoritmos de busca do Google, o maior buscador do mundo atualmente na web.

O Google prioriza três fatores de forma geral: a quantidade de links que a página recebe, a qualidade deles e o contexto em que estão inseridos. É necessário a combinação desses três fatores para que o seu site conquiste importância no buscador.

Todos os fatores a influenciar a posição de um site podem ser divididos em 2 amplas categorias de SEO: SEO on-page e SEO off-page.

O SEO on-page diz respeito a todo o conjunto de fatores do ranking do Google que são determinados ao se analisar essencialmente a página que se busca otimizar, como títulos, conteúdo, desempenho e estrutura da página.

O SEO off-page se refere a todas as variáveis que o Google observa, porém além do alcance de suas mãos, pois dependem dos outros sites, como redes sociais, outros blogs e fatores técnico-conceituais, apontamentos, links, acessos, etc.

Quanto aos principais fatores a contribuir para um bom trabalho em SEO On Page são: Design, usabilidade, performance e conteúdo.

A velocidade de carregamento do site (performance) concentra extrema importância. Quase 50% dos usuários esperam que o seu site seja aberto em menos de 2 segundos.

Apesar de diferentes, ambos devem ser otimizados para que se tenha sucesso no SEO do Google.

O mais importante, contudo, é investir no contínuo melhoramento e no trabalho de otimização de conteúdo. Os resultados e as posições nos rankings dos buscadores é uma conseqüência e o foco deve ser sempre nas melhorias do seu site.