Regionalizacao | Tipo Publicidade
Regionalizacao

O trabalho de regionalização/segmentação é um dos conceitos mais comumente aplicados nas estratégias de marketing e publicidade tradicionais. E o foco essencial desse conceito consiste em migrar do ambiente massificado para parcelas de potenciais clientes.

A regionalização/segmentação é o processo de definir e selecionar grupos de consumidores cujos perfis se encaixam ao modelo de produto/serviço que você fornece a esse público. Em outras palavras, a regionalização é escolher os clientes certos para utilizar o seu produto. Na equação do trabalho procedido em SEO, o conceito de segmentação está absolutamente associado à regionalização, isso é, em desenvolver estratégias para melhorar o posicionamento conforme a localização geográfica do usuário o qual procura as soluções fornecidas pela sua empresa.

Assim sendo, a regionalização, ao trazer clientes dos pontos regionais adequados ao perfil que busca, sua marca contemplará de maior visibilidade na web e fora dela também, nas regiões onde sua empresa atua.

Existem algumas soluções de grande valia para obter o melhor aproveitamento no que tange em conquistar clientes potenciais nas regiões geográficas estrategicamente planejadas – utilizar uma extensão de domínio local, segmentar o trabalho por estado ou cidade, implementando ferramentas de geolocalização, aplicando conceitos de SEO mobile, são algumas das técnicas de trabalho que auxiliarão decisivamente o trabalho de regionalização na busca e retenção de novos clientes.

É correto afirmar que os resultados em SEO regional poderão ser vislumbrados já no curto prazo, uma vez que a concorrência de termos chave é, na maioria dos casos, menor. As estratégias de regionalização se revelam muito eficientes e inteligentes porque mensuram com maior exatidão e foco, as localidades onde estão potenciais clientes para o seu negócio.

Os canais de venda online representam uma ótima facilitação para empresas pequenas, pois permite segmentar o público alvo, tal como disponibilizar com eficiência e agilidade o objeto principal de seus serviços/produtos.

De maneira sucinta, a regionalização aplicada à web nada mais é do que utilizar técnicas de aplicação do SEO local. O fator geográfico traz enormes vantagens de utilização aos usuários, como foco e comodidade. Permite entregar uma experiência mais completa, personalizada e que possibilitará que o serviço buscado seja obtido com empresas de sua região.

Quando o usuário encontra pelos buscadores uma empresa mais próxima dela, a tendência é ele se sentir mais seguro e disposto a conhecê-la. E uma vez que o serviço seja realizado com qualidade e excelência, as chances de fidelização são multiplicadas.

Existem variadas maneiras de aplicar o SEO local (regionalização), porém os meios mais consolidados são: referências através de links, redes sociais e conteúdo dentro do site.

Observemos cada um desses itens:

  • Referências com links: citações constituem grande importância para obter links e assim subir nas posições do ranking de busca. Cada vez que sua empresa é referenciada, isso é, linkada, o Google entende que o seu negócio/marca traz confiança ou provê qualidade para que seja mencionado
  • Redes Sociais: Mídias sociais estabelecem uma grande utilidade para quem busca se posicionar através de SEO local.
  • Conteúdo do site: construir um conteúdo original, extenso, de qualidade, útil e versátil já constituirá meio caminho da estratégia a sustentar o trabalho de regionalização.