Mídias Sociais | Tipo Publicidade
Mídias Sociais

As mídias sociais são canais valiosíssimos para direcionar a sua empresa a adotar campanhas de marketing digital no mercado. Diferente do que ocorre nos meios de comunicação tradicional, as mídias sociais constituem canais de relacionamento na internet os quais oferecem plurais maneiras de interatividade e participação entre os usuários. Recursos da Web 2.0 como o poder de criar mídia espontânea, gerar ou compartilhar conteúdo são fatores que conferem unicidade e caracterização própria a esse meio.

De forma mais simplificada, as mídias sociais permitem que o usuário se comunique, através de instrumentos que permitem a criação e o intercâmbio de conteúdos, muitos destes sendo criados pelos próprios utilizadores.

Redes sociais são soluções web desenvolvidas para facilitar as relações sociais entre as pessoas do mundo inteiro, as quais possuem os mesmos interesses, experiências ou conexões na vida real. Logo, são definidas como plataformas interativas, as quais agregam uma vasta gama de serviços e funcionalidades.

Assim sendo, o conteúdo trabalhado nas mídias sociais se revelam uma excelente oportunidade para disseminar uma marca, opiniões e até uma causa.

Porque os negócios devem estar presentes nas mídias sociais

A partir do extraordinário avanço da internet, os investimentos e retornos obtidos por empresas que participam dos canais oriundos das mídias sociais se multiplicou. As informações se propagam muito rapidamente e isso requer que a comunicação seja realizada de maneira objetiva e clara.

Porém, para que as campanhas e estratégias adotadas nas mídias sociais tenham êxito, é necessário que se desenvolva um plano e todo um cronograma para direcionar o foco das ações a ser realizadas.

O marketing das mídias sociais é muito mais profundo do que criar posts ou subir vídeos em redes sociais. É fundamental saber quais serão utilizadas, como utilizá-las e porquê.

Qual a diferença entre mídias sociais e redes sociais

Mídias sociais são ferramentas online destinadas a divulgar conteúdos originais, relevantes e importantes, permitindo que as pessoas possam se engajar frente a esse conteúdo. O objetivo aqui é compartilhar materiais de qualidade e aprofundar o relacionamentos com usuários e potenciais clientes.

Redes sociais são agrupamento de pessoas que compartilham interesses e desejos semelhantes, podendo interagir entre si com pessoas com as quais cultivam uma ligação em comum.

Tipos de mídias sociais

  • Microblogs
    Busca compartilhar conteúdos de forma rápida e eficaz. Exemplos: Tumblr e Twitter
  • Redes sociais de conteúdo
    Tem o objetivo de criação e compartilhamento de informações: Exemplos: Flickr, SlideShare e Youtube
  • Redes sociais
    Ferramentas de rápida divulgação e dimensão maior de alcance. Exemplos: Facebook e Google+
  • Blogs
    Tipos de mídias sociais formadas por diferentes pensamentos e conteúdos e apresentados em uma página na internet.

Mídias sociais se difundiram por todo o mundo e portanto é fundamental que as empresas se façam presente nesse meio, desenvolvendo redes e canais para melhor se conectar com o seu público.