Alcançar a primeira página do Google sem investir capital em publicidade é o desejo de milhões de empresas de todo o mundo. É aqui que entra em vigor o Marketing de Conteúdo, SEO e a utilização desses poderosos recursos para posicionar o site da sua empresa dentre os nomes de destaque nos resultados de busca almejados.

É importante atentar para o fato de que para um site aparecer nas primeiras posições do Google, o respectivo site deve ser indexado pelo buscador. Indexar um site significa adicioná-lo dentro do catálogo de sites, cujos robôs de busca o Google utiliza para rastrear toda a internet e assim indexar os mais relevantes, conforme o conteúdo sobre determinando tema.

Então, para obter o destaque em ampla escala que um site na primeira página do Google obterá, é necessário conhecer sobre SEO, Marketing de Conteúdo e Link Building.

Estratégia para alcançar a primeira página do Google

Quando o objetivo de uma empresa é aparecer na primeira página do Google pela busca orgânica (resultados naturais), existe um conjunto de elementos que devem ser trabalhados, afim de se contemplar esse fato. Vai depender de uma completa e bem planejada estratégia de marketing digital, de um site bem desenvolvido, com a codificação do front e do back-end limpa e eficiente, otimizado, conteúdo de qualidade e abrangente, somado a um processo contínuo de manutenção do website e disposto a variados links de redirecionamento, proporcionando um crescente número de usuários acessando o site, em relação à concorrência.

Trata-se de um trabalho gradual, focado, especializado, paciente e que deve ser observado na sua evolução, através do uso de métricas pontuais (Google Analytics), o qual possibilita contemplar um acompanhamento pleno sobre o progresso dos resultados no negócio.

Importante ressaltar que para aparecer na primeira página do Google, o site em questão deve ser interpretado como um dos mais relevantes dentro do conjunto de palavras-chave buscados pelos usuários numa determinada pesquisa. Daí a importância de ser realizar uma criação profissional de sites.

Saber aplicar os passos para conduzir o site da empresa na primeira página do Google não é um processo simples de se realizar, nem tampouco de atingir, porém, é uma excelente oportunidade de negócios para aqueles que conseguem, pois tal prática exige um trabalho árduo para alcançar os resultados pretendidos. Vejamos alguns procedimentos importantes para auxiliar nessa empreitada.

Para garantir sucesso nesse empreendimento, é necessário seguir os seguintes passos:

  • Definir o público-alvo (Persona)

Antes de tudo, é preciso que se determine um objetivo, isso é, você deve conhecer claramente o seu público-alvo e sua persona, e assim, definirá para qual audiência o seu conteúdo será direcionado no Google.

Expor o produto e serviço da sua empresa para o público certo é crucial para contemplar os benefícios dessa estratégia, pois dessa maneira será possível analisar quais os perfis que se interessam pelo seu produto e a partir daí, produzir conteúdo conforme as demandas desse público.

De maneira geral, são esses os caminhos para alçar o site da empresa à primeira página do Google; posteriormente, apresentemos uma breve descrição de cada item a ser trabalhado em conjunto às demais.

  • Produção de conteúdo de qualidade
  • URL’s amigáveis
  • Título com introdução de conteúdo
  • Headings
  • Otimização de imagens
  • Linkagem interna
  • Redes Sociais
  • Monitoramento

Produção de conteúdo de qualidade

Criar textos valiosos e relevantes para o público-alvo é indispensável, pois esse atributo trará audiência ao seu site, sendo importante para a sua persona.

Todo o conteúdo produzido deve estar em plena conformidade com o que se pretende pesquisar por parte dos utilizadores, sempre tendo em vista entregar uma ótima experiência ao usuário, fator este que é de suma importância ao Google.

Assim sendo, quanto mais relevante for o site no referido tema e assunto pelo conteúdo exposto com maior qualidade, mais facilidade o mesmo será alçado às primeiras posições pelo Google.

URL’s amigáveis

Uma URL amigável deve conter as palavra-chaves pesquisadas dentro da página do site em questão.
Exemplo: www.seusite.com.br/palavra-chave-pesquisada

Título com introdução do conteúdo

Criar um título junto de um claro e objetivo resumo do conteúdo do post irá auxiliar o usuário a compreender melhor o que será encontrado no site/blog. Assim, quando a apresentação textual capturar interesse dos visitantes, a chance dos textos serem lidos cresce.

O fator tempo também conta pontos a favor do Google, pois quando o público gasta mais tempo em um determinada página, depreende-se que o conteúdo é amplo e bom, compondo assim um dos critérios de relevância do Google.

Headings

São as marcações a serem pontuadas no texto, moldando assim a estrutura e organização do conteúdo. Cada heading deve ser marcado de acordo com a importância.

Otimização de imagens

O ditado: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”; não só é verdadeiro, como fundamental no trabalho de SEO. Em virtude do mundo ser predominantemente visual, os usuários se orientam majoritariamente pelo que podem visualizar em relação ao conteúdo que é lido, e isso contribui enormemente para o entendimento e o engajamento do usuário.

Em um outro post, será abordado mais detalhadamente sobre essa questão das imagens e os seus benefícios na experiência do usuário.

Linkagem interna

Quando há uma associação entre os conteúdos existentes nos sites, esse atributo auxilia no momento de conferir maior autoridade entre as páginas de um site/blog, daí a importância de inserir links internos, juntando-os por meio de assuntos específicos, entre um texto e outro dentro do site/blog.

Redes Sociais

Marcar presença nas redes sociais é outro fato que deve ser implementado na estratégia ao destaque no Google. Um atributo que deve ser aplicado nesse aspecto, é a consistência, isso é, o profissional das redes sociais deve postar periodicamente conteúdo nas plataformas determinadas, pois os resultados se constroem de forma gradativa.

Dentre os principais nomes em matéria de redes sociais, o mais popular e acessado é, obviamente o Facebook, portanto, considere amplamente desenvolver estratégias primordialmente nessa plataforma global.

Monitoramento

Todo o trabalho aplicado no Marketing Digital, de Conteúdo, Relacionamento e SEO requerem um acompanhamento contínuo e ininterrupto entre os profissionais encarregados para tal.

A praticidade e objetividade devem pautar as ações desses profissionais, pois dessa forma, decisões ágeis e assertivas poderão ser tomadas. Naturalmente são oferecidas ferramentas específicas para efetuar o monitoramento e desempenho das táticas do SEO.

Com o monitoramento da evolução do SEO, o site e/ou blog terá uma mão de obra otimizada, porque com essa estratégia, será possível saber de antemão, o que deve ser aplicado e os ajustes pontuais a serem feitos, aperfeiçoando a qualidade do trabalho em um todo.

Conforme dito mais acima, o processo de conferir destaque aos sites de empresas na primeira página do Google é um trabalho bem amplo, complexo e que requer ferramentas, profissionais, tecnologias e conhecimento específico.

Contudo, obter relevância no Google, o maior site de buscas da internet mundial, é a garantia de crescimento e maior lucratividade no seu mercado!

Poucos são os players e empresas que dominam com eficiência esse processo de otimização de sites, SEO e Marketing Digital, portanto, quem se especializar nesse tema, já sairá com amplas vantagens!

Venha conhecer o trabalho especializado da Tipo Publicidade e veja como poderemos ajudar o seu negócio/empresa a alcançar a primeira página do Google.