A otimização de sites para os buscadores da Web é fundamentado em três pilares que compõem a estratégia de SEO – Relevância, autoridade e performance.

Relevância – o site precisa impor relevância aos buscadores e utilizadores, dispor de conteúdo valioso e uma bem planejada arquitetura da informação.

Autoridade – links eficientes correspondem por mais de 40% dos resultados de SEO. O grande trabalho é desenvolver a estratégia adequada para obter tais resultados.

Performance – Desde a análise ao planejamento e ao controle de métricas: foco máximo em obter mais resultados com SEO.

Podemos definir a otimização de sites (SEO) como um conjunto de práticas e técnicas que almejam conferir ao site uma posição mais elevada junto aos mecanismos de busca, como o Google. E o que todas essas táticas e ações miram é tornar o site atraente para o seu público, através de uma plena adequação dentro dos critérios de rankeamento determinado pelos buscadores.

E para vários especialistas SEO do mercado, o SEO não existe, o que há na verdade, é um site muito bem desenvolvido e com excelente conteúdo.

Contudo, é importante refletir nessa questão: o que é um site bem feito e o que é excelente conteúdo. A questão é certamente subjetiva, pois a percepção de um bom conteúdo é matéria de opinião, portanto, o que na verdade se percebe aqui, é o conteúdo interpretado pelos buscadores, que será bem posicionado ou não, de acordo com centenas de fatores que são aplicados para auferir o nível dessa qualidade de cada site na web.

De maneira bem objetiva, é correto afirmar que o SEO existe, pois descarta sites do ranking e requer que possamos estudá-lo, a fim de compreendê-lo para poder fazer utilização correta dessa ciência e contemplar bons resultados.

Definições de SEO

Um dos elementos que os profissionais mais utilizam para falar a respeito do SEO é “encontrabilidade”. Trata-se de tornar um site de empresa localizável nos buscadores, dentro das palavras chave relevantes ao negócio. Esse é objetivo geral na publicidade e com mais especificidade no SEO, pois no Google, as empresas é que são achadas ao invés de buscar pelo seu público. E é justamente sob essa filosofia que o SEO se faz tão importante, pois permite que sua empresa seja encontrada pelo seu público-alvo.

Uma completa e precisa definição de SEO é: o SEO trata em se posicionar como um buscador e interpretar os critérios utilizados para avaliar um site/página e assim criar/otimizar o site.

O Google enfatiza conteúdo e links, portanto, sites com vasto conteúdo e que contemplem muitas referências na forma de links, certamente terão muito mais chances de serem bem posicionados nos resultados de busca.

E quando nos referimos a conteúdo, estamos dizendo basicamente o conteúdo em texto, descritivo, rico, profundo, onde se atribui ênfase aos sites que assim se apresentam. Tanto que, no âmbito do SEO, costuma-se afirmar que o “conteúdo é rei”.

Ao trabalhar as técnicas e táticas para SEO, afim de ter relevância no Google, o seu site necessita possuir conteúdo vasto sobre um tema e receber links de sites que igualmente sejam referenciados e assim interpretados como relevantes.

Existem fatores on-page e off-page que o Google lida para definir a qualidade final de um site. Os elementos on-page são as ações realizadas dentro de um site, enquanto os fatores off-page são as ações fora do site – que no caso, é obter bons links e um compartilhamento do site nas mídias sociais.

Os critérios on-page

Um website considerado eficiente deve passar essencialmente por uma boa arquitetura da informação.

A arquitetura da informação permite ao Google obter um acesso melhor as informações segmentadas do site e que facilitem o processo de indexação. Sendo assim, verifica-se que o Google confere melhores posições aos sites que colaboram nessa filosofia, ajudando o algoritmo a apresentar as informações categorizadas, pois assim classifica os respectivos sites como de maior qualidade.

Justamente por analisar a disposição de links, conteúdos, imagens e todo o processo de composição de um site/página da web, o Google consegue avaliar se um site se encontra mais ou menos perto de um padrão de qualidade buscado pelo robô.

A otimização de sites, é portanto um trabalho bem amplo e de muita relevância para os sites de empresas e contemplados por essas técnicas, pois objetivam municiar o site/página da web com todo um processo de ajustamento de conteúdo, menções, arquitetura da informação, atributos técnicos do website, dentre diversos outros fatores que culminarão na posição auferida nos resultados de busca.

Critérios off-page

O SEO off-page se aplica a todos os trabalhos que você e os profissionais realizam fora do site, objetivando crescer o posicionamento do site junto aos buscadores.
De maneira bem popular, enquanto o SEO on-page ocorre dentro do site, o SEO off-page ocorre fora do site.

Os critérios off-page não se tratam unicamente a respeito de links. Na verdade, as menções de uma marca/empresa (endereço do site, mencionados em outros sites sem hyperlink), compõem um processo integral nos indicadores das busca off-page.

A atividade de SEO off-page, essencialmente informará ao Google o que os demais falam a respeito do seu site. Por exemplo, se o seu site contempla muitos apontamentos de links para as suas páginas, os buscadores interpretarão esse fato como um excelente conteúdo, que gera grande valor para os utilizadores.

O link building compõe a estratégia que visa precisamente construir valor pelo conteúdo do site, o qual gerará os apontamentos externos ao seu site, fato que determinará a percepção de valor do Google para a empresa, e consequentemente, uma exposição mais otimizada aos usuários nas buscas.

Ganhar posições no Google através de um trabalho planejado e bem executado em SEO à otimização de sites, imputará inúmeros benefícios de médio e longo prazo à empresa:

  • Maior exposição da Marca no mercado
  • Aumento significativo no tráfego de busca e taxa de conversão
  • Mais visitantes qualificados no site
  • Conquista de novos clientes
  • Geração de novos leads
  • Crescimento no setor de atuação
  • Aumento de faturamento

Por se tratar de um caminho que demanda de tempo, estudo, métricas e testes variados até a sua plena aplicação nos sites almejados, o trabalho de SEO para otimização de sites requer um profissional especializado nessa respectiva ciência, tendo em vista utilizar as melhores e mais atuais ferramentas e recursos em prol do empreendimento.

Uma agência de publicidade digital especializada em trabalhar as melhores posições para os clientes, é um claro exemplo do quanto a otimização de sites irá alavancar as vendas de seus clientes. Através da adoção dessa estratégia, a agência pode tanto otimizar o próprio site junto ao Google, quanto também os de seus clientes, proporcionando crescimento de mercado, e muitos potenciais consumidores para os respectivos serviços oferecidos.

Para finalizar, é relevante dizer que nenhum trabalho de otimização de sites deve ser planejado pensando primeiro em algoritmos e sistemas de rastreamento do que no usuário.

Toda a lógica a motivar as atividade em otimização de sites, visa fundamentalmente oferecer a milhões de pessoas, sites e experiências que proporcionem o mais completo e profundo conteúdo, somado a uma boa arquitetura da informação dos sites que a estruturam.

Portanto, a otimização de sites pelo SEO é um trabalho que tanto busca compreender amplamente os critérios a compor o rankeamento/posicionamento de sites pelo Google, quanto também criar sites e conteúdos originais e ótimos para as pessoas; isso é, o objetivo do SEO é tanto desenvolver soluções que se adéqüem otimamente ao Google, quanto prover informações e conteúdos excelente aos seus usuários, sempre.

A grande prioridade sempre é o usuário, pois os mesmos poderão se tornar clientes e trazer retorno financeiro ao seu negócio. Então, consideremos um bom resultado de SEO para o Google, todavia, sempre tendo em mente que os usuários são os ativos mais importantes de toda e qualquer empresa, e base de qualquer atividade empresarial/comercial.

Otimizar sites para gerar ótimas experiências às pessoas pela web.