Marketing de Conteúdo é uma estratégia para produzir conteúdo relevante a um determinado público-alvo, que lhe proporcione ajuda durante o processo das escolhas de compra e promova uma conversão de maneira espontânea. É a base do Inbound Marketing.

A lógica por trás do Marketing de Conteúdo se aplica em informar as pessoas de modo a consolidar uma fidelização e respeito à marca em questão, tornando-a referência no mercado com esses novos clientes.

A essência do Marketing de Conteúdo não diz respeito ao que a sua empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam.

O Marketing de Conteúdo fala sobre um delimitado nicho de mercado, tendo em vista se aproximar do público almejado através de uma abordagem mais direta, aprofundada e natural.

Dentre as principais vantagens perpetradas dentro uma estratégia de Marketing de Conteúdo, prevê-se, fundamentalmente atingir resultados que o marketing convencional não consegue.

São basicamente 6 objetivos que o Marketing de Conteúdo proporciona às empresas que o contemplam:

  • Aumentar a visibilidade na internet

Por exercer forte influência nas estratégias de SEO de um site, o Marketing de Conteúdo trabalha de forma integrada, o conteúdo para o usuário, levando em consideração os aspectos algorítmicos de posicionamento dos sites pelo Google.

  • Aumentar a interação com a sua marca

Marketing de Conteúdo também se aplica como um excelente canal de interação com a sua marca, de modo a permitir aos clientes poderem interagir com a empresa, esclarecer dúvidas, etc.

  • Criar base de Leads

Válido mencionar que nem toda a lista de pessoas a compor a base de seu Lead, irão utilizar os produtos e serviços de sua empresa. Pelo Marketing de Conteúdo, os Leads poderão ser abastecidos com uma ampla riqueza de conteúdo, cujo material relevante irá municiar os seus clientes com muita informação e estrutura para, no momento oportuno, realizar a compra. Assim, ao invés de perder um prospecto, você adia a decisão de compra das personas para situações mais adequadas.

  • Reduzir custo de aquisição de clientes

O custo de aquisição de clientes (CAC), expõe os investimentos que a empresa destina para conquistar cada cliente novo. Uma vez que a sua empresa aplica recursos para apostar no Marketing de Conteúdo e SEO, o processo orgânico é que novos clientes cheguem até você, de forma natural e sem demandar de muito esforço para tal.

  • Conquistar confiança do público e adquirir disseminadores da sua marca

Em virtude das grandes transformações pela qual o marketing passou, tais mudanças também alteraram a perspectiva do público em relação a como as marcas são vistas e as compras realizadas.

O processo de produção de conteúdo de valor permite que a empresa conquiste referência no setor atuante, e assim, ganhe força.

Atentemos ao fato de que: uma empresa que se dedica a confeccionar material gratuito ao seu público, está proporcionando valor na vida dessas pessoas e como retribuição, esse público reconhecerá com lembrança dessa marca, conferindo distinção e força à empresa.

E por se focar em falar sobre as personas, a empresa deixa de falar sobre si mesma e estabelece os pilares para gerar um engajamento real com esse público, possibilitando que o próprio possa literalmente disseminar a sua marca nas redes de contatos, pois uma vez satisfeitos pela resolução de seus problemas e dúvidas, elas poderão transmitir esse material para os amigos e todos aqueles que enfrentam as mesmas questões.

  • Melhorar a experiência pós-venda

Há variadas maneiras de se aprimorar essa etapa. Seja pela aplicação de um FAQ, uma central de ajuda ou treinamento online. Também há a opção de oferecer um Email Marketing direcionado ao cliente. O Marketing de Conteúdo representa uma força notável para estabelecer retenção e fidelização de personas.

Através da contemplação de uma agradável vivência de pós-venda, o cliente certamente continuará adquirindo/utilizando os produtos e serviços da sua empresa.

  • O diferencial que o Marketing de Conteúdo tem trazido ao mercado

Mediante o Marketing de Conteúdo, muitas empresas vêm conquistando um ótimo espaço no mercado nacional.

Conforme pesquisas realizadas pela ContentTrends 2016, os números da evolução nos resultados das empresas são esses:

  • Empresas que aplicam Marketing de Conteúdo obtém 4 vezes mais visitas e 5 vezes mais leads
  • Empresas que publicam material no blog recebem 3,7 vezes mais visitas
  • Empresas que publicaram mais de 12 conteúdos mensais geraram o dobro de tráfego no site

Como fazer Marketing de Conteúdo

As principais maneiras de se adotar uma eficiente estratégia de Marketing de Conteúdo, são: Blog, conteúdos ricos (Webinars, eBooks, Kits, Infográficos, Templates), vídeos, redes sociais e Email Marketing. Cada um desses meios, por si só, já renderiam um post à parte, portanto, iremos focar aqui principalmente no Blog.

Contudo, não basta redigir o texto para o blog ou criar post no Facebook e assim pensar que obterá resultados reais.

É necessário planejar minuciosamente o que será escrito, a periodicidade, o canal a se veicular, o formato adotado, quais as personas a se alcançar e a dimensão dos resultados almejados.

Uma vez que os objetivos estejam claramente delineados e as metas delimitadas, é que o trabalho produtivo no Marketing de Conteúdo poderá ser realizado.

O Blog

Criar um blog dedicado ao seu negócio compõe uma das soluções mais primordiais dentro de um plano abrangente de Marketing de Conteúdo.

Há algo a se reconhecer no blog, no que se refere a sua eficácia – seu excelente canal para manter controle absoluto das atividades do Marketing de Conteúdo.
Através do blog, você pode produzir e organizar ótimos conteúdos e gerar uma ampla otimização em SEO, sendo o blog uma excelente forma de obter tráfego.

Em diversos casos, o blog representa o principal acesso para a conquista de futuros clientes ao seu negócio. Assim sendo, é vital que o blog de sua empresa se estabeleça com relevância e assim capture o interesse das pessoas. Deste modo, o usuário poderá ser um Lead e, em breve, um novo cliente.

Desenvolver um plano de execução para maximizar os resultados obtidos pelo Blog são muito importantes, e podemos destacar a seguinte prática:

  • Manter cadência nas postagens

Aqui, o principal é manter atento a periodicidade com que os textos e a produção de conteúdo serão feitas, tendo em vista preservar a qualidade do material.

  • Planejar pautas

Deve-se manter foco máximo nos temas centrais dos posts do Blog. Para tal, a dica é planejar datas das pautas com antecedência, organizar bem os assuntos e considerar a busca do Google pelo tema desejado. Dessa forma, você poderá dar prioridade aos temas mais buscados e assim, ser mais facilmente encontrado.

  • Otimizar o conteúdo ao Google

Aplicar as melhores práticas de SEO é fundamental, para que o conteúdo produzido no Blog contemple boas posições nos resultados do Google. Afinal de contas, o seu site precisa ser visto e acessado!

  • Variar nas formas de comunicação

Busque enriquecer a estrutura dos textos postados, através de subtítulos, listas, negritos, itálicos, imagens, infográficos e vídeos. É importante ter em mente que a internet é uma rede multissensorial, isso é, estimula os mais diversos sentidos, como a visão, audição e fala. Dessa maneira, você proporcionará uma experiência mais rica, estimulante, interativa e completa ao seu público, atributos muito valorizados pelo Google.

Essas são as principais informações a abordar o Marketing de Conteúdo, entretanto, muitos posts se sucederão nesse tema, afim de aprofundar mais sobre essa eficiente e abrangente ciência da comunicação.