As redes sociais são uma rede de plataformas que conectam pessoas do mundo inteiro e se popularizaram mundialmente através da internet. Representa acima de tudo, a evolução da própria, com elementos e progresso que marcam a denominada “web 2.0”, consolidando a bilhões de internautas uma nova maneira de socialização online.

Na medida em que o tempo transcorreu, as mídias sociais se tornaram um local atraente para empresas e anunciantes que buscam novos canais para trabalhar estratégias de Marketing Digital.

Nos dias atuais, podemos elencar muitos benefícios que encorajam as empresas a fazerem parte das mídias sociais. A mais importante vantagem é o elevadíssimo número de utilizadores atuantes nessas plataformas. Como exemplo maior, temos o Facebook, que acumula sozinho em torno de 1,6 bilhão de usuários, que traz riquíssimas possibilidades de buscar, encontrar e prospectar novos e potenciais clientes dentro desse universo tão grande de pessoas; em outras palavras, as possibilidades de gerar novas conversões e vendas são muito grandes nas mídias sociais.

Diante de uma quantidade tão grande de pessoas participando diariamente de plataformas como o Facebook, as mídias sociais se transformaram em um relevante canal de comunicação entre empresas, negócios, patrocinadores e consumidores, validando-se como uma excelente alternativa para alavancar o poder do Marketing de Relacionamento. Por ser um canal que possibilita inúmeras ofertas promocionais, pode ser destinado a divulgar uma marca, seus produtos, serviços e conteúdos, promovendo assim os objetivos e a missão da empresa.

Afim de conceber um plano profissional e bem arquitetado para marcar presença nas mídias sociais, é necessário que se adote um conjunto de estratégias – o primeiro ato a se ter planejado, é definir a persona, isso é, identificar o público que se almeja chegar para seguir a marca em questão. Essa etapa de definição de persona é extremamente importante, pois visa encontrar com precisão todos os potenciais influenciadores ou potenciais compradores dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

O trabalho para encontrar a persona deve ser capaz de identificar em quais mídias sociais os próprios se fazem atuantes e participantes.

Uma vez planejado em quais plataformas de mídias sociais a empresa se fará presente e determinar o público-alvo, há certas maneiras de aplicar utilização das mídias sociais no trabalho estratégico em Marketing Digital. Disseminar conteúdo de valor e qualidade é um caminho muito válido para capturar atenção dos usuários até o site da empresa, uma vez que as mídias sociais possuem recursos que facilitam o compartilhamento mais ágil e abrangente, quando comparado aos demais canais de divulgação. Ao realizar a produção de conteúdo e criação de postagens no blog/site, é possível direcionar os acessos para outros sites como por exemplo, um blog, ofertas pontuais e Landing Pages.

Outro fator que deve ser observado é a periodicidade e o horário em que as publicações são realizadas ao longo do dia. É vital manter a disciplina e procurar preservar uma hora pontual e fixa para produzir os conteúdos e, posteriormente, mensurar os resultados.

Um caminho que também tende a gerar resultados satisfatórios é o processo de ativa interação online com os utilizadores através de comunidades e fóruns. Tal fato proporciona a oportunidade de trabalhar uma aproximação mais informal e social com o público, permitindo aproveitar a oportunidade de promover materiais que complementarão as mensagens desejadas.

Um exemplo claro nesse aspecto, é o Facebook, que traz os grupos fechados, justamente para segmentar e focalizar um grupo de público-alvo almejado. Produzir materiais para esses grupos no Facebook traz vários benefícios, pelo fato de se tratar de uma rede online gratuita e caracterizada com a segmentação demográfica muito específica.

Feito o trabalho com as personas almejadas, o próximo passo consiste em avaliar para se certificar de encontrar a mais adequada rede social para o seu negócio, e a partir daí, elaborar o planejamento, criação e revisão do conteúdo, fatores essenciais para gerar conversões.

Ademais, existem além do Facebook, outras plataformas eficientes para se conectar a potenciais clientes, como o Twitter, o Google+, Instagram e o Linkedin, rede social para conectar profissionais do mercado.

O Twitter, por se tratar de um microblogging, ou seja, um espaço onde cada usuário deve transmitir mensagens dentro de um limite de até 140 caracteres, é mais direta, no sentido de passar informações mais breves.

Já o Linkedin, por se tratar de uma espécie de “currículo profissional online”, traz a vantagem de ser destinado a negócios, prospecção de clientes, promoção de produtos e contratação de profissionais e novos talentos. E por isso, é uma alternativa muito poderosa, pois facilita a celebração de novas parceiras e o fechamento de novos negócios B2B (Business to business), isso é entre as empresas.

Uma agência de publicidade pode, por exemplo, encontrar inúmeros novos clientes em busca dos serviços de promoção desenvolvidos pela agência, e assim, fidelizar uma nova carteira de clientes ao negócio.

Sejam quais forem as plataformas de mídias sociais escolhidas para trabalhar as estratégias e táticas de Marketing Digital, é de suma importância saber escolher uma boa ferramenta para redes sociais.

A utilização de um ferramenta eficiente para agendamento de publicações e monitoramento para mídias sociais é indispensável na hora de executar a estratégia do Marketing. Dessa forma se torna viável assumir um cronograma de publicações associadas às publicações realizadas no Blog, e assim acompanhar plenamente os resultados pelas ferramentas de estatísticas das publicações.

Assim sendo, a empresa poderá agir com mais rapidez e otimizar os posts.

Gerir as redes sociais demanda de um trabalho complexo e muito bem planejado, sendo bem mais do que fazer publicações. Uma excelente gestão de mídias sociais inclui vários processos, que demandam – definição da estratégia, posicionamento, planejamento de publicações, execução, monitoramento e levantamento dos resultados obtidos.

De modo a assegurar que esse trabalho seja bem realizado, é preciso que um profissional seja destinado exclusivamente para trabalhar essa ciência, necessário como parte de um processo integrado ao todo, tendo em vista trazer resultados sólidos para empresa no médio e longo prazo.

Dentre tudo o que foi falado, um dos fatores mais vitais de todo esse processo de gestão de mídias sociais, é descobrir onde está o seu público alvo. E isso deve ser feito por meio de testes, até encontrar a plataforma onde se fazem presentes as suas personas.

Portanto, a estratégia mais eficaz, é estar continuamente buscando novos canais para testar e expandir as estratégias de Marketing Digital e de relacionamento.

Para montar uma estratégia nas mídias sociais, é necessário saber quais os objetivos de marcar presença nessas redes e a partir disso, criar conteúdo específico para o público destinado, porém, sempre com muito foco.

Alguns objetivos que podem ser associados à estratégia.

  • Promover a marca
  • Estabelecer um canal de comunicação com os clientes
  • Criar comunidade de seguidores da empresa
  • Divulgação de conteúdo para gerar fidelizações
  • Vendas

Uma vez que a divulgação de marca já foi bem realizada e não é mais tão essencial, é hora de focar atenção nas vendas, como exemplo.

Mas, o que deve ser publicado nas mídias sociais? Uma vez que grande parte das publicações são conteúdos em texto, ou materiais mais vastos, como eBooks, webinars e vídeos, é importante delimitar o que será publicado para então estabelecer o objetivo.

Contudo, entrar em contato com o cliente/seguidor e fazer a prospecção da marca é um componente vital nas aplicações do marketing nas mídias sociais.

Quanto à freqüência das publicações, isso vai variar de acordo com cada estratégia de Marketing de Conteúdo, mas, um número mínimo para iniciar, é um posto novo do blog nas redes sociais diariamente e um material mais rico para gerar Leads na semana.

De forma geral, o trabalho de gestão de Mídias Sociais é uma atividade bem vasta, que compreende desde um trabalho de planejamento, perpassando por criação do conteúdo, revisão e etapas posteriores que visam alcançar o público-alvo e assim desenvolver um relacionamento com os potenciais clientes e consumidores da marca.

Independentemente da estratégia adotada e da rede social mais adequada para o negócio, é vital compreender que o trabalho com o Marketing Digital, de conteúdo e relacionamento deve ser aplicado gradualmente, sempre testando as possibilidades do meio digital, mensurando-as para descobrir quais os meios mais eficientes e eficazes dentro da campanha de promoção definida para a empresa.