Existe uma frase que afirma o seguinte: “a melhor maneira de encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele”. Pois bem, a internet é uma das mais poderosas aliadas dos negócios e do mercado, pois traz um potencial imenso para ajudar a alavancar empresas, assim como atrair novos clientes.

A internet transformou o modo em como são estabelecidas as relações entre as empresas, clientes e o mercado, elevando amplamente as possibilidades e desafios para todos os seus respectivos atores. Dessa forma, a frase inicial desse post faz todo o sentido, sendo um hábito entre as empresas que figuram na web.

Antes de apresentar potencias caminhos e estratégias para responder a pergunta que dá o título a esse post, é preciso refletir numa outra questão: Que imagem você deseja transmitir ao seu público? Atualmente, mais importante do que o que você fala ao cliente, é o que ele fala de você. Ou seja, a percepção do cliente em relação ao seu nome/marca é um dos pilares fundamentais nessa nova relação entre empresas e clientes.

O consumidor não age mais com aquela velha percepção de apenas consumir cegamente as informações apresentadas, agora, o cliente interage com as informações; isso significa que, na prática, o cliente almeja conhecer melhor sobre a empresa, produtos, filosofias, missão e assim poder constituir uma percepção social mais profunda sobre o que lhe é exposto e aquilo que ele consome.

Essa relação, baseada no cliente como o “divulgador” do seu negócio chama a atenção para outro fato importantíssimo – atentar para ouvir o que o seu cliente/público tem a dizer. Pode ser um elogio, crítica, dúvida ou necessidade: a reputação da empresa passa a ser construída nessa relação de colaboração contínua e crescente junto aos clientes.
Em termos práticos, esse processo beneficia a criação de conteúdo valioso aos próprios, captar atenção nas estratégias de promoção e apresentar um produto completo e abrangente aos anseios das personas.

Devidamente esclarecido esse fato, respondamos a pergunta-título – como fazer com que o seu cliente encontre o seu site?

Primeiramente, a empresa deve ter uma presença online, isso é, atuar digitalmente, tendo um bom site, completo e com conteúdo novo, profundo e de qualidade; participar ativamente das redes sociais; fazer estratégias de Marketing Digital.

Dispor de um site profissional, esteticamente belo, bem programado e com uma comunicação clara, objetiva e descritiva, certamente já colocarão a empresa na rota de potenciais clientes na web.

Apesar de vivermos na era mobile, muitas pessoas negligenciam o poder de um site tradicional – trata-se da porta de entrada de um negócio; é por meio do website da empresa que os serviços e produtos serão apresentados, onde a empresa está, quem são os profissionais, os resultados entregues ao mercado, a missão, e os canais para outras formas de relacionamento. Está tudo aplicado no website.

Ao se estabelecer na rede, a próxima atividade é aparecer, e tal ato pode ser realizado através das estratégias e táticas oriundas do Marketing Digital. Em outros posts serão abordados com maior profundidade sobre o que é o Marketing Digital, suas ações e benefícios. Resumindo, através do Marketing Digital, o seu cliente poderá lhe encontrar com mais rapidez e precisão.

As redes sociais auxiliarão a construir a imagem da marca junto ao seu público, criando meios de se contemplar diferentes formas de relacionamentos com os clientes.

Na web, tudo está interligado e funcionando de forma dinâmica e integrada, portanto, as empresas que melhor compreenderem os ricos ativos à disposição dos negócios, certamente sairão em vantagem.

Definitivamente, a internet é uma mina de ouro e ainda há muito a se explorar sob todas as vertentes.

Vendedores mais qualificados e experientes sabem que as melhores oportunidades devem ser fomentadas e criadas. E com uma participação ativa na web e nas redes sociais, potencializadas pelo Marketing Digital, a carteira de clientes crescerá, assim como as vendas e a lucratividade do negócio.