As redes sociais se consolidaram com muita popularidade no mundo todo, justamente por promover o relacionamento entre as pessoas e maior aproximação entre empresas e clientes.

Por se tratarem de ambientes caracterizados com mais espontaneidade, versatilidade e acessibilidade, as redes sociais são ideais para contemplar o intercâmbio de experiências, troca de opiniões e o compartilhamento de amplos tipos de conteúdos. Uma vez geridas com profissionalismo e competência, as redes sociais são capazes de conferir ampla visibilidade da marca e um ótimo suporte para elevar as vendas e gerar novas fidelizações de clientes.

Diante de um mundo repleto de concorrência acirrada e ofertas cada vez mais saturadas, a empresa que busca desenvolver um relacionamento duradouro e aprofundado com seus clientes e personas, certamente obterá maior reconhecimento e preferência dos consumidores na hora de efetuar a compra de um produto ou serviço.

Seja no Facebook, Twitter ou Instagram, o contato direto da empresa com o cliente, seja através de interações virtuais ou trocas de emails, onde se esclareçam dúvidas, respondam solicitações e transmita dicas sobre produtos, as informações relevantes são muito importantes para se estabelecer confiança com o público alvo, tal como imputar maio credibilidade e confiabilidade da empresa.

Redes sociais são canais de conversa. Uma vez que você estabeleça o seu negócio nas redes, o diálogo com os clientes e potenciais novos clientes assume uma dinâmica muito mais ampla, rica e repleta de novas possibilidades, porque você estará se conectando com as pessoas.

É importante, portanto, desenvolver um ecossistema com base nas redes sociais, pois ao integrar todo o planejamento do Marketing Digital da empresa ao conteúdo postado nas redes, com links apontando para o blog, o público-alvo obterá um acesso exclusivo a determinados materiais e novidades sendo divulgados em primeira mão nas redes. Isso sem mencionar o enorme poder de disseminação da marca, através dos compartilhamentos feitos nas redes pelos usuários.

Dentre os principais passos a serem adotados dentro das redes, estão: manter as páginas atualizadas sempre, interagir com os consumidores e responder às suas ações.

Para cada tipo de produto e objetivos delineados, há um modelo adequado de rede social para melhor lhe atender.

Veja as principais vantagens de utilizar as redes sociais no âmbito empresarial:

  • Visibilidade

Sua marca contemplará de um potencial altíssimo de visualizações, sendo possível verificar quantas pessoas viram suas publicações, por exemplo, na fanpage do Facebook.

  • Engajamento de usuários

É possível mensurar a quantidade de menções realizadas ao seu perfil, através do uso do Instagram, Pinterest ou LinkedIn.

Ao engajar o público nas mídias sociais, você já pode planejar uma nova etapa de relacionamento os mesmos.

As principais maneiras de se verificar se o público está se engajando com a sua empresa é através de curtidas e compartilhamentos no Facebook; respostas, retweets, menções e retweets pelo Twitter; likes, deslikes e comentários favoráveis no Youtube.

  • Reputação

Trata-se da percepção social que o seu público-alvo contempla em relação à sua marca/empresa. Por se tratar de um processo mais subjetivo e complexo de mensurar, é importante observar nos depoimentos, textos e respostas nos compartilhamentos das redes sociais, afim de atestar o índice de positividade engendrado nos posts. Quando as métricas entre elogios e críticas são utilizadas para avaliar esse aspecto, você poder vislumbrar como está a imagem da sua empresa nas redes sociais.

  • Acesso a uma audiência segmentada

Nas redes sociais, é plenamente possível segmentar o perfil demográfico dos clientes e personas almejadas, mirando atingir com a máxima especificidade, os usuários que se encaixem nesse perfil.

  • Acesso rápido por dispositivos móveis

Os acessos majoritários dos consumidores provém do uso de smartphones e tablets. E a venda de dispositivos móveis já ultrapassou a venda de computadores no Brasil, o que comprova que colocar a empresa nas redes sociais, com um trabalho planejado, focado e abrangente, certamente trará ótimos resultados ao seu negócio!