Análises e Relatório | Tipo Publicidade
Análises e Relatório

Ao se trabalhar com marketing digital, o objetivo mais esperado em todo o processo são os resultados. Entretanto, para se atingir esse fim é fundamental que haja um acompanhamento integral e ininterrupto do progresso das campanhas e das estratégias mercadológicas adotadas. Então, pode surgir a dúvida: por onde começar? O que analisar? De que maneiras mensurar os resultados no mundo digital com precisão e foco?

Com base nos objetivos delineados e na persona traçada, é indispensável interpretar a situação do cliente para compreender os meios de medir e apresentar documentos e fatos importantes das atividades executadas, pois o objetivo das análises e relatórios de marketing é justamente expor e impactar o real valor do marketing digital.

Geração de leads e visitantes

Ao analisar o funil de vendas e atentar para a quantidade de visitantes e leads gerados, devem ser analisadas as principais ações feitas até o presente e o que está gerando as conversões de venda.

Um claro exemplo para ilustrar esse aspecto é: ao desenvolver uma landing page para uma campanha, as conversões realizadas permitem mensurar o índice de interesse do público. E a taxa de conversão da landing page indica a relação entre visitantes e leads gerados. Se a landing page recebeu 200 visitas e gerou 20 leads, a taxa de conversão foi de 20%.

As visitas ao site expõem o número de vezes que o site foi acessado, sem levar em conta a quantidade de usuários.

Origens do tráfego

  • Busca orgânica (através do Google e outros buscadores)
  • Tráfego direto
  • Links
  • Campanhas (Tráfego pago)
  • Facebook e outras redes sociais (Tráfego social)
  • Email

Taxa de conversão

Há diversos fatores que contribuem para que um usuário não converta em vendas, dentre as quais estão: marca pouco reconhecida no mercado, preço alto nos produtos em comparação à concorrência, modo de envio e chamadas ao call to action pouco efetivos.

Embora não exista um forma de quantificar o que se considera uma boa taxa de conversão, se interpreta que taxas entre 1 a 5% sejam vistas como um bom resultado.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição demonstra a quantidade de usuários que acessam uma única página do website da empresa e se retiram do site. O que faz o usuário proceder dessa forma é ele não conseguir encontrar o seu objetivo e quando a taxa de rejeição for alta, é necessário investigar mais profundamente para apurar se o conteúdo está com qualidade, se as palavras chave estão bem associadas ao conteúdo e se os meios de estabelecer vínculos estão sendo bem trabalhados.

Vendas

O objetivo é essencialmente vender e nessa fase se observa a quantidade de clientes convertidos em leads que adquiriram o produto/serviço.

ROI

O ROI (retorno sobre o investimento) indica quanto do capital investido está retornando e gerando lucro ou prejuízo.